O Nirvana no Budismo Esotérico

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Os aprendizes que ingressam no Budismo Esotérico, a primeira coisa que aprendem é o que é a iluminação e a importância de consegui-la.

Nesse mundo dual em que vivemos experimentamos felicidade e tristeza, prazer e dor, agradável e desagradável, pois tudo o que existe tem o seu contrário, e a vida é cheia de altos e baixos.

O que acontece, é que Buda ensina que tudo o que experimentamos vem pela mente, e trabalhando ela nós podemos melhorar a nossa vida, torna-la muito mais feliz atingindo o Nirvana.

O Budismo Esotérico ensina o poder da mente, e que podemos atingir o Nirvana em uma só vida, e as práticas para conseguir isso nessa religião são muito efetivas.

Todo mundo tem um estado de santidade dentro de si, e atingir este estado permanente é ser muito feliz. Isso é o Nirvana.

O que nos impede de vivenciar o estado santo de ser são nossas emoções aflitivas, segundo o Budismo, que são estados onde não podemos vivenciar uma felicidade muito grande e permanente.

As emoções aflitivas, segundo o Budismo, elas vêm de pensamentos, desejos e emoções do ego, e da busca pela felicidade fora de nós, pois como Buda ensinou tudo está na mente, está dentro, não fora.

A busca pela felicidade fora de nós mesmos, quando ela está dentro, é uma das causas pelas quais não somos felizes.

A felicidade não deve depender do que está fora, e também não deve ser breve, mas sim constante.

Felicidade é bons sentimentos e pensamentos, tudo isso faz parte de nosso interior.

A forma de conseguirmos o Nirvana é através de um grande autoconhecimento, e assim vamos obter sentimentos maravilhosos, plenos e constantes, e isso é uma felicidade maravilhosa.

Para o Budismo Esotérico nós vamos construindo nossa felicidade pouco a pouco, pratica após pratica, até atingirmos a iluminação, mas que de acordo com as técnicas exige esforço, dedicação e constância.

Não devemos pensar que a iluminação é algo distante e raro, mas sim determinando que vamos conseguir, e ter plena fé nisso, e assim fazer as práticas.

Buda foi um ser humano comum que atingiu a iluminação, e existem registros dentro de Budismo de diversas pessoas que conseguiram a iluminação, mas a grande maioria dos que conseguiram isso não são listados, pois é muita gente.

Pois sim, acredite que vai conseguir e bora atingir a iluminação!

Namastê

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

 

Você também pode se interessar por: